quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Fortaleza - Day 5.

Hm, eu teria escrito ontem, mas day 5 é mais bonito que day 4 como título (Oi, tenho TOC).
E tá, eu também tinha de pensar em um jeito de falar isso, por que como pode paulistas serem mais gentis que cearenses? Vai ver a gente tem medo de contato com os outros, e isso é confundido com gentileza, que nem no filme Crash, onde as pessoas desaprenderam a se relacionarem com outras, e aí agora they can just crash into each other, mas achei que isso talvez fosse cínico demais até pra mim.

Justificativa esta necessária porque ontem eu conheci uma amiga da minha prima, que deve ter uns 13 ou 14 anos, está na oitava série de uma escola pública e conversou comigo sobre CLARICE LISPECTOR, JORGE AMADO, CRÔNICAS E LIVROS QUE EU NUNCA OUVI FALAR. Ela me falou que a sua autora favorita era a Clarice, e que estava com vontade de ler 'Sertão: Veredas'.
Cara, eu fiquei boba, mas não por ela, e sim pelo fato de que minha prima estava na conversa também (preciso dizer que eu gosto mais dela agora?) e de que elas me disseram que a maioria das pessoas na escola delas gosta de ler. Cara, a garota conhecia Saramago. FUCKING SARAMAGO! E olha que nem com o filme agora, todo hypadinho, se eu perguntar pra algum amigo, ninguém vai conhecer. Eu quase perguntei pra ela se ela queria ser minha melhor amiga *-*

Eu não consigo entender como pessoas que vivem em uma cidade onde crianças, não uma, não duas, muitas crianças gostam de ler, não pode ser gentil. E como São Paulo, onde meus colegas de sala que tinham acesso a tudo, e preferiam pegar um resumo na internet ao invés de ler um livro de 100 páginas antes de uma prova sobre o mesmo, pode ser mais gentil.

Minha prima me falou que tinham aberto uma biblioteca nova na escola dela, e que sempre tava cheio de alunos e etc. A biblioteca da minha antiga escola vivia ás moscas. Nem eu pegava livros lá (mas só porque eu já tinha lido a maioria - porque a biblioteca não era tão grande assim, calma).

Agora, alguém me explica?
Eu pensei em algumas possibilidades também. Um) Talvez, quem sabe?, os incentivos do governo finalmente tenham surtido o efeito esperado, e AGORA as crianças gostam de ler. Dois) Existe um gueto leitor na cidade, onde as pessoas são gentis e lêem, e tudo é muito bom, só que elas se perdem na multidão quando se misturam (e se for, aquele homem que levantou no ônibus fazia parte disso). Três) É só uma fase, já que todas as pessoas citadas tinham 13 - 15 anos, e em uma cidade sem pudor, a rebeldia adolescente consiste em ser muito certinha e ler livros. Quatro) E a opção que eu menos gosto: Nem todas as pessoas que lêem são gentis :(

Um comentário:

Buh disse...

Ooooooo Larie, vc é tão chata q nem me manda um recadinho, nada, nem um sinal de fumaça, desnaturada.
Ok, olhasóam, eu fiz um blog oO, to chocada. e por enquanto só vc sabe viu
bjusmeliga