terça-feira, 16 de setembro de 2008

muito melhor que pérolas do vestibular.

Estava lendo agora dicas pra redação do vestibular em uma revista que fala sobre isso. Li a frase: "Jovens em geral acham que a redação é a vilã do vestibular pois não a exercitam no cotidiano" e fiquei toda pimpona (argh, olha essa palavra), porque afinal, eu super exercito a escrita no meu cotidiano, mas daí eu li a frase: "Fazendo comparação com o aprendizado de instrumento, se o aluno confiar só nas instruções teóricas e não praticar a execução, ele não aprende a tocar. No inverso, ele pode não evoluir muito ou adquirir maus hábitos." E oi? Tudo o que eu tenho são maus hábitos. Que nem essa mania de perguntas retóricas, sou praticamente Fidel Castro (tenho aliás, a mania de achar que perguntas retóricas estão relacionadas com ditadores, provavelmente por causa de 1984, do Orwell). Falando a verdade, eu até gosto, acho que é minha marca registrada (haha), mas quando eu preciso escrever um texto sem isso, fica dificil compor o pensamento.

Em tempo: Extremamente interessante essa revista sobre o vestibular. Vocês (?) sabiam que até 20 anos atrás só existiam VINTE astrônomos no Brasil? E que agora tem tipos, uns 300? Daí lendo o plano de carreira estavam falando que você podia dar aulas de matemática e fisica pra escolas do ensino médio, seguir uma carreira acadêmica ou trabalhar em planetários. Falava ainda que antigamente o Brasil exportava muitos astrônomos, mas agora a gente tem de competir com a India, e isso não acontece mais tanto. Eles falavam sobre isso em um tom super otimista, como se cursar Astronomia fosse o maior investimento do mundo, o que me fez repensar meus sentimentos de alegria quando eu li sobre Engenharia de Telecomunicações (da qual eles falam super bem, melhor carreira EVER).

Continuei lendo, sobre Administração agora, e meu, se formam em média CINQUENTA E NOVE MIL ALUNOS DE ADM POR ANO! Táquipariu, mercado de trabalho insaturado é pra fracos. Preferiria ser astrônoma (8 formados por ano: HAHAHAHAHAHA).

E gente, comédia a ilustração de Musicoterapia, que é um carinha dançando com uma senhora de idade, e a senhora tipo, super feliz. Tirando que a relação candidato/vaga de Musicoterapia é de 0,7, ou seja, você nem precisa fazer o vestibular pra passar, porque tem mais vagas do que candidatos. E ainda assim tem 78 formados por ano, vale citar, 70 CANDIDATOS A MAIS DO QUE ASTRONOMIA, HAHAHAHAHAHAHA.



Update: Gente, acabei de escrever o post há umas 3 horas e me diverti MUITO com as ilustrações de cada profissão, dando um destaque especial para Filosofia (um carinha corcunda carregando livros de Platão e Hegel), Fisioterapia (um carinha HIPER SORRIDENTE entortando a perna de um menininho com cara de dor, pq né? se for isso mesmo que fisioterapeutas fazem, onde é que eu me inscrevo? muahaha), Fonoaudiologia (um cara falando 'Por Que?' ao contrário, e um cara olhando super assustado, provavelmente se perguntando porque alguem faria 4 anos de faculdade pra falar ao contrário com ele) e Geofísica que tem um lugar especial no meu coração (carinha de quatro no chão, COMENDO TERRA).

Essa revista foi extremamente subestimada por muito tempo porque o nível de diversão atingido lendo ela foi incrível, eu com certeza vou comprar nos próximos anos, mesmo que eu não precise fazer o vestibular denovo.

Um comentário:

Fabi Uchi disse...

ADM??? A-D-M??? Pára com isso... vai ser escritora! =)