quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Bela e A Fera e As pessoas.

dai tá, ontem eu fui lá no centro cultural por causa da fuckin' festa do teatro e fui toda achandinha que ia conseguir ingresso, porque pra mim, ninguem tava nem sabendo, vi nenhum buzz no twitter, vi nenhuma propaganda na tv, vi nada. cheguei lá, fiquei 2 horas na fila e descobri que a fila que eu achei que fazia um U (entrando na entrada principal do centro) na verdade fazia varios U na parte que deveria ser reta, logo, eu achando que a fila tinha no máximo 500 pessoas, na verdade tinha o triplo, depois dessa constatação estarrecedora, fiz como umas 20 pessoas perto de mim na fila e desisti (E OLHA QUE EU SOU BRASILEIRA HEIN).

e né, na hora que começaram a distribuir for reals os ingressos (eu cheguei as 15:30 e começaram as 16:00) e o pessoal começou a passar do meu lado pra ir embora e pans, nego disse que tinha chegado lá AS NOVE DA MANHÃ. daí a moça que tava no meu lado na fila (super simpática, adorei ela, até me ofereceu chocolate - mas estamos em SÃO PAULO, não aceitei porque até onde eu sei tinha boa-noite-cinderela no chocolate e ela ia me sequestrar) me disse que ela tinha vindo do posto do teatro municipal e lá tinha gente que tinha chegado AS QUATRO DA MANHÃ (lá começava ás 11:00 MAS AINDA ASSIM).

meu ponto é: eu estava discutindo sobre isso com meu irmão que também achou que não ia ter essa fila quilométrica porque ele não tinha visto em lugar algum uma divulgação, mas chega lá, o negócio é de graça, people ain't shit. o que eu acho é que muita gente não estaria lá se tivesse um valor simbólico, digamos 10 reais o par de ingressos, porque as pessoas não tem DE VERDADE o gosto de ir ao teatro, todas essas pessoas não são gente que gostaria de ir ao teatro e não pode porque é caro blablabla whiskas sachê, toda essa gente tava lá porque é de graça, e daí as pessoas que realmente querem ir a uma peça cara mas já tinham desencanado (como eu, e descobri que tinha o ingresso lá, mas já desencanei denovo) não vão poder ir porque não podem ficar 7 horas em uma fila.

pra mim, tenho certeza de que se houvesse um valor simbólico pra esses ingressos (R$ 10 o par, por exemplo) não haveria essa fila. haveria uma fila grande sim, mas mesmo sendo esse preço menor do que de uma ida ao cinema, pessoas que não tem gosto por teatro não estariam lá.

minha mãe disse que esse é um pensamento arrogante e elitista, mas eu não acho, principalmente porque o número de teatros baratos e ÓTIMOS em são paulo é absurdo, e você vê o negócio lotando? NÃO. de fato, a melhor peça que eu já assisti na vida custou R$ 6,00 (teatro macunaíma - Rei Lear, AÇISTÃO). mais barato que um cinema. e a segunda melhor peça foi DE GRAÇA (Sesi - O retrato de Dorian Gray) e uma das peças mais sem-graça, foi a que o ingresso custava mais caro: R$ 50,00 (Teatro Bibi Ferreira - Filosofia do Sexo 3), e eu nem paguei isso porque eu tinha a revista de popularização do teatro e etc, aquelas coisas que tentam te vender quando você vai na Paulista, vocês sabem, mas enfim, não vem ao caso agora, o que eu quero dizer é: se você quer ir ao teatro, VOCÊ VAI.

e eu queria TANTO assistir A Bela e A Fera desde que eu vi o cartaz no Teatro Abril (passo na frente direto e etc) mas depois de descobrir que o ingresso é 80 conto já tinha desencanado, daí vendo a listinha da festa do teatro descobri que tinha lá e fiquei OMG-OMG-OMG-PRECISO-IR, mas como o hype na fila era todo mundo dizendo que ia voltar as 4 da manhã na sexta pra pegar justamente A Bela e A Fera (veja bem, as pessoas que eu ouvi conversando iam pegar este ingresso porque era um dos mais caros e eu tinha descoberto que era caro só depois de querer ver a peça) decidi que não vou nem tentar.

pra falar a verdade, eu voltaria lá sexta se eu tivesse certeza que chegando lá as 6 (esse é o horário que eu chego saindo de casa no primeiro ônibus) eu conseguiria, mas eu não tenho essa certeza, o que me deixa hiper frustrada e me faz querer que eles tenham um valor simbólico. não é arrogante e elitista porque como eu disse, quem quer ir ao teatro VAI, e quem quer coisa de graça, bem... não.



ps: eu PRECISO DIZER ISSO. quando eu estava lá na fila, atrás de mim estavam essas pessoas que acham que ENCOSTANDO na pessoa da frente a fila anda mais rápido. essas pessoas são a ruína da vida nas filas de banco e lotéricas, e poucas coisas nessa vida me estressam muito (minha mãe e esperar ônibus quando eu estou atrasada) mas essas pessoas com certeza são uma dessas coisas.

veja bem, eu estava LENDO (A Torre Negra - O Pistoleiro, Stephen King). eu levei um livro porque eu sabia que teria de esperar (ou achei que teria de esperar só) 2 horas, e estava na minha, lendo enquanto a fila andava (andar e ler - UMA ARTE) e essas pessoas (2 garotas e o namorado de uma das garotas) decidiram que era uma boa idéia fazer uma competição de assobios. COM-PE-TI-ÇÃO DE AS-SO-BIOS. acho que não ficou claro: COOMMMMMPPPETTTIÇÇÇÃOOOO DDEE AAASSSSOBBIIOSSS!(!!!).

ver quem assobiava mais alto e tudo mais, ATRÁS DE UMA PESSOA LENDO e ENCOSTANDO NELA ao ponto do namorado, de mãos dadas com a garota passar de mim quando a fila andava. isso quando a garota-sem-namorado não pisava no meu calcanhar com um daqueles tamancos plataforma. (agora sim um comentário arrogante e elitista: VOCÊS ACHAM QUE ESSAS PESSOAS GOSTAM VERDADEIRAMENTE DE TEATRO? eu acho que elas gostam de coisa de graça)

preciso aprender quando meu Ka me diz pra não ir. (quem já leu o livro - Torre Negra -, entende o que eu quero dizer)

Um comentário:

Ana P. disse...

Na metade do seu relato eu tava pensando "é, pensamento elitista", mas daí eu parei e refleti e... NÃÃÃÃÃOOO, não é elitista não!

Haja visto a Apetesp, que faz umas promoções MARA de peças INCRÍVEIS a R$ 5,00, e tipo, é fácil de conseguir o ingresso. Não lota.

Mas quando a peça é gratuita, POR DEUS! Quem inventou de avisar q alguma coisa é de graça???

[em tempo, eu vi propaganda da festa do teatro na Folha de S. Paulo, mas nem precisava, pq gata, QUALQUER coisa de graça nessa cidade, o povo fica sabendo fácil, sem nenhuma divulgação. Mta gente tá só passando na frente da fila e ouve "ah, é de graça" e fica por lá.]